Junho 16, 2021  JCarreiro |

“Capacita RJ”: Teresópolis sedia capacitação de servidores de 6 municípios em temas da Administração Pública

Servidores de seis municípios da Região Serrana participam, até quinta-feira (17), em Teresópolis, da primeira fase do curso do programa estadual ‘Capacita RJ’. A aula inaugural, nesta terça (15), contou com a participação online do governador Cláudio Castro, diretamente do Palácio Guanabara, no Rio de Janeiro. O programa ‘Capacita RJ, em parceria com a Fecomércio-RJ, visa qualificar os profissionais em temas da Administração Pública que possam facilitar o trabalho diário e contribuir para o aperfeiçoamento da aplicação do orçamento. Ressaltando que o bom funcionamento da Administração Pública é importante para todo o sistema de prestação de serviços à população.

O secretário de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Lucas Guimarães, destacou os benefícios de Teresópolis sediar o início do projeto. “O ‘Capacita RJ ser realizado em Teresópolis mostra a integração entre o governador do estado, Cláudio Castro e o Prefeito Vinicius Claussen. Nesse momento, uma comissão de servidores da Prefeitura está elaborando o planejamento plurianual, o nosso PPA, com o planejamento das ações para o próximo período. Além dos servidores municipais estarem aprimorando o seu conhecimento, a gente consegue trazer o conteúdo do curso para a realidade local, com o objetivo de atender às demandas do município e ao plano da gestão municipal”.

Participam da capacitação, no SESC Alpina, servidores das cidades de Carmo, Duas Barras, Petrópolis, Santa Maria Madalena, São José do Vale do Rio Preto e Teresópolis. “É fundamental capacitar os servidores de todas as áreas da Administração Pública. E esse curso oferece essa oportunidade, temos aqui funcionários de diversas secretarias, como Educação, Saúde, Obras”, avaliou a subsecretária de Finanças da Secretaria M. de Finanças, Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Gestão de Nova Friburgo, Natália do Couto Gonçalves.

As aulas são ministradas por subsecretários e equipes técnicas da Secretaria Estadual de Planejamento e Orçamento. Nesta terça, o subsecretário de Planejamento e Orçamento, Anderson Monteze, falou sobre PPA (Plano Plurianual), LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e LOA (Lei Orçamentária Anual).

“O governo do estado percebeu a necessidade de promover o ‘Capacita RJ’ visando à aproximação e a integração com os servidores dos municípios. O estado entende que os municípios têm uma metodologia distinta, tanto para processos relacionados ao estado quanto à União, e isso é natural, mas acredita também que pode construir junto com eles métodos que aprimorem esses processos. O objetivo final é influenciar na melhoria da vida da sociedade local”, enfatizou Anderson Monteze.

A capacitação engloba Noções Básicas de Gestão de Processos; Noções Básicas de Gestão de Projetos; Introdução ao Ciclo de Contratações; Noções Básicas de Planejamento e PPA (Plano Plurianual); e Noções Básicas de Orçamento. De acordo com o cronograma, o programa será aplicado em todas as cidades do estado, divididas em nove regiões.

PREFEITURA DE TERESÓPOLIS – ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Tel.: (21) 2742-3352 ramal 260

E-mail: comunicacao@teresopolis.rj.gov.br

Leave a Reply