Realizando uma ação de rotina nesta sexta-feira, 17/09, equipes da Coordenadoria de Proteção e Bem-estar Animal (COPBEA), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Guarda Civil Municipal não encontraram animais de grande porte soltos em via pública. Foram percorridos os bairros do Fischer, na área urbana, Três Córregos, Holiday, Santa Rita e Fazenda Alpina, na zona rural, junto com o pessoal do curral de apreensão localizado no bairro Piranema, em Seropédica.

“Verificamos que depois que a Prefeitura contratou o serviço, o percentual de animais soltos nas ruas diminuiu consideravelmente. Estamos ampliando a fiscalização de rotina nos bairros, agora que temos veículo apropriado para o transporte de carga viva e estrutura para tratamento veterinário dos animais apreendidos, sejam cavalos, bois, mulas ou burros”, comentou Jackson Muci, coordenador da COPBEA.

Os animais apreendidos ficam sob guarda por até 7 dias. Os donos devem fazer contato com a COPBEA para que sejam emitidas as guias e pagas as taxas de apreensão, transporte, diárias, vacinas e exames para reaver os seus bichos. Depois desse prazo, se não houver retorno do proprietário, eles poderão ser leiloados, vendidos ou doados, conforme previsto em lei.

Para providenciar a liberação, os donos devem fazer contato com a Coordenadoria de Proteção e Bem-estar Animal pelo e-mail copbea@teresopolis.rj.gov.br ou por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente pelo telefone (21) 2742-7763, de segunda a sexta, das 9h às 18h.  

Já denúncias e pedidos de fiscalização podem ser feitas à Ouvidoria Geral do Município pelos telefones 162 e (21) 2742-5074, pelo whatsapp (21) 98126-4038, pelo e-mail ouvidoria@teresopolis.rj.gov.br e também pelo aplicativo e-Ouve. Todas serão encaminhadas à Coordenadoria de Proteção e Bem-estar Animal.

Leave a Reply