Também estarão disponíveis aulas gratuitas de direção


Em homenagem ao Dia do Orgulho Autista, celebrado no dia 18 de junho, o Detran.RJ vai realizar, nesta sexta-feira (24/06), mais uma edição do Dia D, uma data destinada ao atendimento prioritário das pessoas com deficiência. Neste dia, o cidadão PCD poderá realizar serviços de identificação civil e de habilitação em qualquer unidade do departamento sem necessidade de agendamento prévio. Já os serviços veiculares serão oferecidos no posto Detran Acessível – PCD, que fica na Av. Francisco Bicalho (entrada pela Rua Idalina Senra 35, em São Cristóvão, Zona Norte da capital).
 
Também estará disponível para o público PCD, nesta sexta-feira, durante o Dia D, a inscrição para o programa Cidadania Sobre Rodas, que oferece aulas gratuitas de direção para pessoas que necessitam de carro adaptado. Para se inscrever, o candidato deverá comparecer ao Posto Detran Acessível – PCD, das 8h às 16h, ou procurar uma das 11 Ciretrans (ver relação abaixo) para se cadastrar neste dia. As vagas são limitadas.
 
 – Até o final deste ano, teremos mais duas datas para atender com prioridade as pessoas com deficiência, que terão a oportunidade de se inscrever no programa Cidadania Sobre Rodas. Importante ressaltar que, desde dezembro, o público PCD pode solicitar a carteira de identidade com indicação de deficiência. O documento serve para identificar mais facilmente a condição física ou de saúde mental da pessoa, evitando contratempos – destaca o presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder.
 
Documentos necessários para os serviços:
A emissão de identidade será gratuita, assim como os serviços de primeira habilitação e renovação da carteira de motorista – sendo que os serviços de habilitação necessitam de abertura de processo administrativo. Os atendimentos serão feitos com a apresentação de laudo médico original, emitido nos últimos seis meses, informando o Código Internacional de Doenças (CID) e a descrição da deficiência.
 
Os interessados devem verificar no site do Detran (www.detran.rj.gov.br) quais os documentos obrigatórios para fazer cada serviço que desejam. Por exemplo, para tirar a identidade, é necessário apresentar original e cópia da certidão de nascimento ou casamento – dependendo do estado civil do requerente.
 
Os candidatos ao curso de direção Cidadania Sobre Rodas precisam levar original e cópia da carteira de identidade, original e cópia do CPF, original e cópia do comprovante de residência ou domicílio no Estado do Rio de Janeiro (conta de água, luz ou telefone). Caso não possa apresentar a referida documentação, o candidato deverá preencher a Declaração de Residência fornecida pelo Detran no ato de abertura do processo administrativo. Também é necessário estar com o laudo médico recente, emitido nos últimos seis meses, contendo o tipo e grau da deficiência, além do código da tabela CID-10.

Ciretrans:
Veja as unidades onde o público PCD poderá se inscrever para o programa “Cidadania Sobre Rodas”, das 8h às 16h30, no Dia D:
 
21ª CIRETRAN – ANGRA DOS REIS
– Rua Poeta Brasil dos Reis, s/nº
 
8ª CIRETRAN – ARARUAMA
– Av. Getúlio Vargas s/nº – Parque Hotel – ao lado da UPA
 
23ª CIRETRAN – BARRA DO PIRAÍ
– Av. Prefeito Iago José Castro Valério, nº 452 – Oficinas Velhas  
 
20ª CIRETRAN – CABO FRIO
– Rua Meira Junior, s/nº – Centro  
 
2ª CIRETRAN – CAMPOS DOS GOYTACAZES
– Rua Barão de Miracema, nº 246 – Centro
 
7ª CIRETRAN – DUQUE DE CAXIAS
– Av. Brigadeiro  Lima e Silva, nº 23 – Bairro 25 de Agosto
 
27ª CIRETRAN – MESQUITA
– Rua Juliana, nº 478 – Santo Elias  
 
25ª CIRETRAN – MIRACEMA
– Praça Ary Parreiras, nº 171 – Centro        
 
4ª CIRETRAN – NOVA IGUAÇU
– Av. Abílio Augusto Távora, nº 1.111, Sl 4080/81- Shopping  Nova Iguaçu – Bairro Luz
*Atendimento das 10h às 16h30.
 
22ª CIRETRAN – RIO BONITO
– Rua Desembargador Itabaiana de Oliveira, nº 39
 
SAT Seropédica
-Av. Rita Batista, Nº 11

Fonte/Gov RJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.