Após tomarmos conhecimento de vários golpes sendo aplicados em Teresópolis por pessoas se passando por funcionários do banco, nossa pagina entrou em contato com o banco e nos enviou o seguinte e-mail com recomendações importantíssimas:

A CAIXA informa que atua em conjunto com a Polícia Federal e demais órgãos de segurança pública na identificação e investigação de casos suspeitos, assim como na prevenção de fraudes e golpes.

O banco orienta que os cidadãos utilizem única e exclusivamente seus canais oficiais para buscar informações e acesso aos serviços, jamais compartilhando dados pessoais, usuário de login e senha. Senhas e cartões são pessoais e intransferíveis.   

O banco reforça os principais cuidados que devem ser observados:

✅ Não forneça senhas ou outros dados de acesso em sites ou aplicativos não oficiais, bem como em ligações telefônicas;

✅ Desconfie de mensagens solicitando dinheiro, mesmo sendo pessoas próximas, pois o telefone pode ter sido clonado;

✅ Desconfie de SMS, e-mail ou qualquer forma de comunicação dizendo ser de seu banco, mas que seja de número celular comum e contenha erros de escrita;

✅ Links suspeitos podem levar à instalação de programas espiões, que podem ficar ocultos no celular ou computador, coletando informações de navegação e dados do usuário;

✅ Utilizar sempre navegadores e softwares de antivírus atualizados;

✅ A CAIXA jamais solicita senha e assinatura eletrônica numa mesma página, sendo a assinatura digitada somente por meio da imagem do teclado virtual;

✅ A CAIXA não solicita ao cliente o desbloqueio ou cadastramento de novos dispositivos móveis (celulares). 

O banco informa que, em caso de movimentação não reconhecida pelo cliente, é possível realizar pedido de contestação em uma das agências do banco, portando CPF e documento de identificação. As contestações são analisadas por equipe especializada e, para os casos considerados procedentes, o valor é ressarcido.

Entretanto, a proteção de uma conta bancária precisa também da participação ativa do cidadão. Como auxílio, o banco disponibiliza mais orientações de segurança em seu portal da internet (www.caixa.gov.br/seguranca ).

𝘍𝘰𝘯𝘵𝘦: 𝘛𝘦𝘳𝘦𝘴ó𝘱𝘰𝘭𝘪𝘴 𝘯𝘢 𝘵𝘦𝘭𝘢

Leave a Reply