Totalmente gratuito, curso é voltado para formação em programação

Estão abertas, até o próximo dia 8 de janeiro, as inscrições da Residência em TIC/Software do Serratec (Parque Tecnológico Região Serrana)  2024 (http://serratec.org/residencia). São 148 vagas que se destinam a moradores das cidades de Teresópolis, Petrópolis, Nova Friburgo e Areal. Trata-se de um programa de imersão tecnológica que alia conhecimento teórico com a prática. O objetivo é preparar profissionais no desenvolvimento de software e aumentar a oferta de profissionais qualificados na área de tecnologia, um dos setores que mais contratou na última década em todo o mundo e deverá seguir contratando pelos próximos anos, inclusive no Brasil.

Os candidatos não precisam de conhecimento prévio em tecnologia, mas é preciso ter o ensino médio concluído e idade mínima de 18 anos até julho de 2024. Pessoas com diversidades funcionais (com deficiência e/ou neuro diversas), pessoas pretas, mulheres e quem estudou em escola pública terão prioridade. As aulas online e ao vivo começam em março e vão até julho, num total de 770 horas de imersão no universo da tecnologia. São cinco anos de programa, 1.000 pessoas já qualificadas (até dezembro de 2023) e o índice de contratação imediata supera os 50%.

O programa de imersão tecnológica é direcionado para preparar profissionais no desenvolvimento de software e aumentar a oferta de trabalhadores qualificados na área de tecnologia. Assim, em parceria com a Firjan SENAI, Sinditec, universidades, organizações governamentais e empresas de TI da região, o curso alia conhecimento teórico e prático, para o aprendizado de linguagens de programação e desenvolvimento full stack (web e mobile). O residente também participa de experiências reais de projetos das empresas parceiras/investidoras, com tutores, mentores e problemas reais a serem resolvidos.

Além do conhecimento nas tecnologias abordadas, os residentes terão oportunidade de aprofundar e desenvolver soft skills, que são habilidades comportamentais e competências interpessoais fundamentais para o desenvolvimento profissional.

Para saber mais, acesse www.serratec.org ou através do Instagram @serratecoficial.

Sobre o Serratec

O Serratec – Parque Tecnológico da Região Serrana é uma instituição privada, sem fins lucrativos e de interesse público. Principal indutor de negócios em TI do interior do estado do Rio de Janeiro, o Serratec  é um parque em desenvolvimento e também o maior Parque Tecnológico do interior fluminense, abrangendo as cidades de Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo e Areal. Constituído em junho de 2019, reflete o amadurecimento de um processo que começou há mais de 30 anos, incluindo o nascedouro da Petrópolis-Tecnópolis.

Liderado pelo setor empresarial, contempla na sua governança universidades, centros de pesquisa, instituições governamentais e agências de fomento, com foco no desenvolvimento do arranjo produtivo do setor de Tecnologia da Informação (TI) da Região Serrana do Rio de Janeiro. Os pilares estruturantes do Serratec são qualificação profissional na área de tecnologia, inovação aberta e apoio e geração de novos negócios para empresas. Atualmente, o setor de tecnologia da região reúne mais de 400 empresas, fatura mais de 1,1 bilhões de reais e gera cerca de cinco mil postos de trabalho, desenvolvendo projetos estratégicos em tecnologia no Brasil e no exterior.