Fotos: RJ para Todos_crédito Bruno Nepomuceno Celebra Terê_crédito Beatriz Madeira

Mutirão de cidadania com 1.052  atendimentos gratuitos, o programa ‘RJ para Todos’ movimentou o bairro de São Pedro na última sexta-feira, 02 de fevereiro. Resultado de parceria entre a Prefeitura de Teresópolis e o Governo do Estado, o evento reuniu equipes de vários órgãos municipais e estaduais a serviço da população na Praça Nossa Senhora Aparecida – a popular Praça do Cemusa.

Depois da ação social, o público acompanhou o ‘Celebra Terê’, com o show do cantor Samuel Messias, considerado um dos mais promissores da música gospel brasileira. Participaram da apresentação, que teve louvores e oração, a Orquestra Sustentável da Casa da Inovação de Teresópolis, a banda Adec Worship e o grupo de pagode gospel Sorriso com Graça.

“Fundamentalessa parceria, que levou dignidade, cidadania e lazer pra dentro da comunidade. Os moradores do bairro de São Pedro, um dos mais populosos da nossa cidade, receberam diversos serviços gratuitos, com o show do cantor gospel Samuel Messias finalizando esse evento grandioso”, destacou Gustavo Simas, secretário municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária.

Pela Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, equipes do Sine Teresópolis cadastraram os interessados em uma vaga de emprego. Pessoal da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos garantiu a inscrição no CadÚnico; profissionais do CRAS São Pedro e do CRAS Barroso orientaram o público sobre o acesso aos programas sociais e ainda ofereceram corte de cabelo, tudo de graça.

“Muito bom ter a excelência de tantos atendimentos gratuitos na nossa comunidade, pois muitas vezes a pessoa tem que ir ao centro da cidade pra buscar oportunidade de emprego ou requerer algum documento. Agradeço ao Prefeito Vinicius Claussen e ao Governador Cláudio Castro”, disse o líder comunitário Marcelo Silva.

Estado: Pelo Governo do Estado, equipes do Detran-RJ emitiram a 1ª e 2ª vias da carteira de identidade e profissionais da Fundação Leão XIII ofereceram a isenção de taxas para certidões de nascimento/casamento/óbito e da habilitação para casamento. Pessoal da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda  emitiu a carteira de trabalho digital e do Procon deu orientações gerais sobre direitos do consumidor. A Cruz Vermelha fez medição de pressão arterial, disponibilizou atendimento de psicólogo e promoveu recreação para o público infantil. No consultório móvel do programa CEDAE Saúde, os moradores tiveram acesso à orientação médica e sobre combate ao mosquito transmissor da dengue.

“O Governo do Estado está presente nos 92 municípios, mas em especial em Teresópolis, que é nossa cidade. Ficamos honrados com essa parceria, que resultou em um evento familiar de acesso a serviços e de celebração da vida, do amor e da cultura de paz”, pontuou Alex Castellar, assessor especial do Governador Cláudio Castro. 

Balanço de atendimentos

• SINE Teresópolis

Atendimentos: 209 

• CRAS Barroso e São Pedro

Atendimentos:10

• CadÚnico/Sec. Mun. Assistência Social e Direitos Humanos
 Atendimentos: 05

• Beleza/Sec. Mun. Assistência Social e Direitos Humanos

Barbeiro: 23

Corte feminino: 03

Total: 26

• Serviço social

Atendimentos: 40

Encaminhamentos: 02

Total: 42

• Cruz Vermelha

Orientação psicológica: 15

Primeiros socorros: 01

Pressão arterial: 23

Aferição de glicose: 23

Recreação infantil: 28

Total: 90

• DETRAN

Atendimento ON: 70

Isenção de RG: 15

Pré-agendamento: 131

Total: 216

• Fundação Leão XIII

Isenção para RG: 26

Certidão de nascimento: 88

Certidão de casamento: 21

Habilitação de casamento: 08

Outros serviços: 02

Total: 145

• Procon

Atendimentos: 03

Orientações: 03

Total: 06

• SETRAB

Balcão: 46

CPTS Digital: 30

Encaminhamentos: 22

Orientações: 46

Total:144

• Saúde e bem-estar

(CEDAE)

Pressão Arterial: 51

Temperatura: 40145+216+90+

Frequência Cardíaca: 40

Saturação: 28

Total: 159

FotosRJ para Todos_crédito Bruno Nepomuceno

Celebra Terê_crédito Beatriz Madeira