No primeiro dia da campanha “Crianças imitam os adultos. Então, dê bom exemplo no trânsito”, agentes da Coordenadoria de Educação do Detran.RJ estiveram no início da tarde desta terça-feira (20/02) no CIEP Maestrina Chiquinha Gonzaga, na Estrada do Engenho, s/n, em Bangu, Zona Oeste da cidade. A ação, parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, alcançou 500 alunos do Ensino Fundamental e 50 crianças da Educação Infantil.

Cartilhas e quebra-cabeças traziam orientações de como pais e filhos devem se comportar nas ruas: atravessar sempre na faixa de pedestres; reduzir a velocidade nas proximidades de escolas; nunca fechar um cruzamento; evitar passar por trás dos veículos, porque motoristas podem não ver; usar sempre o cinto de segurança, inclusive no banco de trás; acompanhar crianças menores de 10 anos para atravessar a rua.

Manoela Morgado, chefe do Centro de Apoio Pedagógico do Detran.RJ, disse que a campanha não poderia começar melhor. “Num bate-papo informal, alertamos os pais da importância deles para a segurança das crianças. Além disso, conseguimos motivar os alunos a se cuidarem também”, ressaltou Manoela.

Nesta quarta-feira (21/02), às 14 horas, a ação acontece no CIEP Graciliano Ramos, na rua Jorge Lacerda, s/n, no Jardim América, em Belford Roxo. Na quinta-feira (22/02), também no mesmo horário, às 14 horas, são os alunos do CIEP Almir Bonfim de Andrade, na rua Porto Santana, s/n, em Vila Valqueire, que recebem a visita. Na sexta-feira (23/02), às 14h30, os agentes vão estar na Escola Municipal Cuba, na Praia do Zumbi, 25, na Ilha do Governador.

Na semana que vem, a campanha continua. Na segunda-feira (26/02), agentes vão estar na porta do CIEP Presidente Agostinho Neto, na rua Visconde e Silva, s/n, no Humaitá. Na terça-feira (27/02), a ação acontece no CIEP Mestre André, na Praça do Trabalhador, s/n, em Padre Miguel. Na quarta-feira (28/02), os alunos da Escola Municipal Oswaldo Teixeira, na rua Milão, 95, em Quintino, recebem a visita dos agentes do Detran.RJ. Na quinta-feira (29/02), é a vez da Escola Municipal Velinda Maurício da Fonseca, na rua Marupiara, 105, em Rocha Miranda.