Segunda etapa é em parceria com a Zeiss e a Unifase

Oitenta e sete alunos e alunas da rede municipal estão participando da segunda fase do projeto de acuidade visual, promovido entre a Prefeitura, a multinacional alemã Zeiss e a Unifase. Nesta etapa, os estudantes estão passando por avaliação médica profissional onde será definido o tratamento ou a troca dos óculos.

Na primeira fase, realizada no ano passado, 300 pares de óculos com lentes Zeiss foram doados para os estudantes da rede pública do primeiro ao nono ano do Ensino Fundamental. O projeto acontece com as escolas das regiões do Bingen e Mosela, localidades que já receberam as ações do programa Nosso Bairro.

“Precisamos avançar ainda mais nesse projeto. É uma responsabilidade de todos nós construirmos juntos ações para o desenvolvimento das nossas crianças e adolescentes”, disse o prefeito Rubens Bomtempo, que acompanhou nesta segunda-feira (4), parte dos atendimentos aos estudantes.

O juiz da Vara da Infância e Adolescência, José Claudio de Macedo, um dos idealizadodores, agradeceu o empenho da Prefeitura e dos parceiros na realização do projeto. “Um dos aspectos desse projeto está no campo da educação. Os problemas de acuidade visual refletem no desenvolvimento escolar dessas crianças”, comentou o juiz.

A secretária-chefe de Gabinete e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Luciane Bomtempo, lembrou que a união do poder público, da Vara da Infância e dos outros parceiros foi fundamental para a realização do projeto. “Esta segunda etapa é a consolidação dessa união”, comentou.

A secretária de Educação, Adriana de Paula, ressaltou a alegria de poder participar de um projeto pioneiro da rede pública. “Somando esforços conquistamos coisas tão importantes para o desenvolvimento das nossas crianças”, comentou a secretária.

As consultas estão acontecendo no Ambulatório Escola da Unifase/FMP. em Cascatinha. “É um projeto muito produtivo para todos nós, despertando nos futuros médicos o compromisso com a população”, comentou a supervisora geral da Unifase, Maria Isabel de Sá Earp de Resende.

Também participaram da visita, o vereador Marcelo Chitão, a secretária da Pessoa com Deficiência, Mobilidade Reduzida e Doenças Raras, Márcia Schanuel Bastos, a especialista de Recursos Humanos da Zeiss, Yasmin Martins dos Santos e a coordenadora do Serviço de Oftalmologia do Ambulatório Escola, Patrícia Pachá.