No próximo sábado, a Prefeitura estará promovendo uma série de ações de saúde em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, além do engajamento a campanha de conscientização e prevenção ao câncer colorretal, conhecida como Março Azul Marinho. Por meio da Secretaria de Saúde, serão mantidas oito unidades, entre Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Programas de Saúde da Família (PSFs), com as portas abertas para atender a população. O evento está sendo organizado pelas Áreas Técnicas de Saúde de Petrópolis.

O prefeito Rubens Bomtempo destacou a importância dessas iniciativas. “É fundamental que a gestão pública esteja atenta às necessidades de saúde da comunidade, especialmente em datas emblemáticas como o Dia Internacional da Mulher. Estamos empenhados em oferecer serviços de qualidade e promover a saúde de todas as mulheres de nossa cidade, ao mesmo tempo em que apoiamos campanhas como o Março Azul Marinho”, disse.

O secretário de Saúde, Marcus Curvelo, enfatizou os serviços que serão oferecidos durante o evento. “Além das tradicionais rodas de conversa, estaremos realizando testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), aferição de pressão arterial e glicemia, além de proporcionar educação em saúde e consultas multiprofissionais, com foco no público feminino”, destaca.

As unidades de saúde que participarão das atividades são: Vale das Videiras, Posse, Secretário, Bairro da Glória, Dr. Thouzet, Amazonas, Alto da Serra e 24 de Maio. Além de abordar temas relacionados ao Dia Internacional da Mulher, as unidades também estarão engajadas na campanha de conscientização e prevenção ao câncer colorretal, conhecida como Março Azul Marinho, e na prevenção da obesidade.

Além das atividades nas unidades de saúde, também será realizado o Pit Stop da Saúde na Praça Dom Pedro, onde profissionais da saúde estarão disponíveis para oferecer uma variedade de serviços, como as Práticas Integrativas Comunitárias (PICs), incluindo acupuntura, meditação e outras terapias complementares. Haverá medição de Pressão Arterial (PA) e glicemia, orientação nutricional por profissionais especializados, testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e todas as orientações relacionadas à saúde, com um enfoque especial no mês de março, direcionado às ações do Mês da Mulher, Março Azul Marinho e Combate à Obesidade.