A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, está implementando a Notificação Autodeclarada da Pessoa com Deficiência. O objetivo é realizar uma análise situacional dessa população nos territórios, com ênfase na melhoria da linha de cuidado. Para isso, a participação direta das pessoas com deficiência ou de seus familiares é fundamental.

Segundo o prefeito Rubens Bomtempo, essa iniciativa visa criar um banco de dados robusto que contribua para o desenvolvimento de políticas e serviços mais inclusivos e acessíveis para a Pessoa com Deficiência em Petrópolis. “É de extrema importância que as pessoas com deficiência ou seus familiares realizem o cadastro diretamente no site da Prefeitura ou através do link disponível. Essa é uma forma de garantir que tenhamos informações precisas e atualizadas para atender às necessidades desse público de forma eficiente”, destacou o prefeito.

O secretário de Saúde, Marcus Curvelo, reforça a importância da participação da comunidade nesse processo. “Através desse cadastro, poderemos conhecer melhor a realidade das pessoas com deficiência em nossa cidade e direcionar os recursos e serviços de forma mais adequada. Quanto mais pessoas participarem, mais eficaz será o nosso trabalho em prol da inclusão e acessibilidade”, ressaltou o secretário.

A relevância dessa iniciativa para a população também é destacada pela secretária Chefe de Gabinete e presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDDPD) Luciane Bomtempo. “A Notificação Autodeclarada é uma oportunidade para que as pessoas com deficiência tenham sua voz ouvida e suas necessidades consideradas. É um passo importante para promover a igualdade de oportunidades e garantir o pleno exercício de seus direitos”, enfatizou Luciane.

O projeto é da gerente da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Saúde, Sandra Negreiros. “O cadastro é simples e rápido, e pode ser feito tanto pela própria pessoa com deficiência quanto por seus familiares. Basta acessar o site da Prefeitura ou utilizar o link https://smspetropolis.net.br/autocadastroemdeficiencia/disponibilizado para preencher o formulário online”, explica.