O objetivo do encontro foi o intercâmbio para que a equipe da PepsiCo entenda a estrutura de monitoramento feita pelo município

A Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, recebeu a visita da PepsiCo, uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo, para um intercâmbio. O encontro teve como objetivo principal a apresentação do trabalho técnico feito pela equipe de monitoramento das condições do tempo da secretaria.

“Nosso governo trabalha de forma permanente para ampliar o alcance das ações de proteção e, desta forma, fortalecer o trabalho da Defesa Civil e a cultura da resiliência no município, levando esse trabalho para o mundo. Temos o foco em garantir a transparência das ações da atual gestão municipal e assim ampliar esse trabalho de grande importância”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

Durante a visita que contou com a presença do diretor de segurança corporativa da multinacional, foram apresentadas as ações de monitoramento, como a emissão antecipada de alertas via SMS e nas redes sociais, o protocolo seguido para o acionamento do Sirenes de Alerta e Alarme, o sistema de fechamento de vias por meio das cancelas automáticas, o uso do sistema Waze para fechamento de via por meio de aplicativo, a mudança de Estágios Operacionais da cidade, as Ilhas de Segurança, os 67 pontos de apoio e as rotas de fuga, que são caminhos seguros para o deslocamento da comunidade até o ponto de apoio sempre que orientado pela Defesa Civil, para que o grupo possa implementar as ações em seu projeto assistencial para os funcionários, o qual já é utilizado pela empresa no México.

O encontro contou ainda com uma ação de confecção de pluviômetros caseiros para alunos da rede municipal de ensino, com o objetivo firmar uma parceria com a PepsiCo local na coleta de garrafas plásticas, visando ações de cidadania e reciclagem em prol da cultura de prevenção.

“Petrópolis pode contribuir para aprimorar o trabalho da PepsiCo compartilhando informações diárias referentes a desastres naturais, desta forma podemos agir de forma preventiva com todos nossos colaboradores e familiares, além de garantir a continuidade dos negócios na cidade”, disse Rodrigo Faria, Security Sr Manager da PepsiCo.

O trabalho de monitoramento conta com o apoio e entendimento da população que contribui com os dados coletados a partir do pluviômetro caseiro, ferramenta utilizada para nortear a população sobre os níveis de acumulados pluviométricos que indicam alerta.

“Apresentar nossas ações e aprender mais, a partir de pontos de vistas diferentes, é um dos passos mais importantes para a construção de uma rede eficiente para a redução de risco de desastres, unindo os diferentes setores e a sociedade civil. Agradecemos a equipe da PepsiCo por nos buscar para conhecer um pouco do nosso trabalho desde o monitoramento até nossas ações sociais, como a oficina de pluviômetros que já contou com algumas das garrafas coletadas em seu centro de distribuição”, disse Vitória Custódio, geógrafa da Defesa Civil de Petrópolis.

Contribua para a rede de monitoramento da Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Petrópolis, aumento da percepção individual de risco e fique atento aos níveis de alerta indicados pela equipe técnica por meio do link: https://chat.whatsapp.com/kyziqpfap5ehwlutduuon5