Haverá emissão de documentos, inscrições para cursos e para 260 vagas de emprego, serviços de saúde e recreação, das 10h às 16h

A Prefeitura de Teresópolis, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, lança nesta quarta-feira, 13/09, o 2º Feirão Emprega Terê, às 10h, na Praça Olímpica Luís de Camões, no centro da cidade. Numa parceria com o Governo do Estado, o evento contará com a Carreta do Trabalhador, unidade móvel da Secretaria Estadual de Trabalho e Renda (Setrab). 

“Em março realizamos com sucesso o 1º Feirão Emprega Terê de 2023, no bairro de São Pedro. Em julho, recebemos a secretária estadual de Trabalho e Renda, Kelly Mattos, e articulamos a vinda da Carreta do Trabalhador para fortalecer a 2ª edição do evento.  Esta é mais uma ação para potencializar as oportunidades para os nossos trabalhadores. Aproveitem o Feirão Emprega Terê”, convida o Prefeito Vinicius Claussen, destacando que o Feirão faz parte do Pra Cima Terê – Programa Estratégico de Fortalecimento Econômico e Geração de Empregos, no eixo Emprega Terê. 

Os atendimentos gratuitos serão prestados pelas equipes das secretarias municipais de Trabalho, Assistência Social e Direitos Humanos, Direitos da Mulher, Saúde e da Ouvidoria Geral e de instituições parceiras, como Fundação Leão XIII, Sesc Rio, Senac Rio, Unopar, Unig, Yes Idiomas.

“Na abertura institucional teremos a participação do Conselho Municipal de Trabalho, Emprego e Renda de Teresópolis (Comuter), órgão que atua no fortalecimento das políticas públicas do setor. A parceria do Município com o Governo do Estado neste segmento, que começou com a Casa do Trabalhador, segue firme e forte neste evento, o segundo realizado este ano em praça pública”, destaca o secretário de Trabalho, Lucas Guimarães, atual presidente do Comuter.

Serviços: Até sábado, 16/09, os trabalhadores contarão com vários serviços gratuitos, das 10h às 16h, como emissão de carteira de trabalho digital; emissão de isenção da 2ª via da carteira de identidade e encaminhamento para emissão das certidões de casamento, nascimento e de óbito. Haverá também cadastro de currículos no Sine; orientação sobre emissão de seguro-desemprego; inscrições em cursos de qualificação profissional da Prefeitura/Casa do Trabalhador e instituições parceiras. Para pessoas do perfil socioeconômico dos programas sociais, haverá inscrição no CadÚnico e no Bolsa Família. Aferição de pressão arterial, medição de glicose, corte de cabelo e atividades recreativas são outros atendimentos gratuitos para a população.

Vagas de emprego: Os trabalhadores poderão se candidatar a uma das 260 vagas disponibilizadas pelo Sine Teresópolis. São 190 oportunidades para pessoas com experiência, como açougueiro, padeiro, jardineiro, servente de obras e engenheiro civil. Há 36 vagas para quem não tem experiência, como arquiteto, atendente de lanchonete, carregador de caminhão e embalador a mão. Entre as 24 oportunidades para pessoas com deficiência estão as de ajudante de farmácia, auxiliar administrativo, arrematadeira, atendente de loja e de auxiliar de linha de produção. Para estagiários, há opção de auxiliar administrativo e de assistente de engenharia (construção civil).

Documentos: Os interessados deverão comparecer ao Feirão com documento de identificação com foto, CPF, carteira de trabalho (se não tiver, será gerada a versão digital na hora), número do PIS (caso não possua, o cadastro é gerado na hora), comprovante de residência e currículo.