Rafael Magalhães, representante técnico da Política de Saúde do Homem na Região Sudeste do Ministério da Saúde e o coordenador estadual do Programa Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, Giovani Dimas, estiveram em Petrópolis para a apresentação dos ‘Indicadores da Saúde do Homem como Experiência Exitosa’, elaborado pela Área Técnica da Saúde do Homem. A apresentação do trabalho feito pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, ocorreu na última quarta-feira (10), na Casa dos Conselhos, anexo ao Palácio Sérgio Fadel, sede da Prefeitura.

“O Brasil é o único país da América Latina que tem uma política de saúde específica para o homem. Em Petrópolis, ela é desenvolvida por meio da Área Técnica da Saúde do Homem, que tem como objetivo estimular o auto cuidado e promover o acesso aos serviços de saúde e sua participação, principalmente, das ações de prevenção”, explicou o prefeito Rubens Bomtempo.

O representante do Ministério da Saúde, Rafael Magalhães, destacou a excelência do serviço oferecido pelo município, principalmente com a realização de ações ‘extra muros’, ou seja, promovidas além das unidades de saúde.

“É importante destacar que a saúde do homem não é só falar de próstata, e Petrópolis vai além. Vemos aqui práticas exemplares para promover o direito à saúde ao público masculino e percebemos que a estratégia e a gestão são pontos fortes do município”, destacou.

“Os indicadores da Saúde do Homem como Experiência Exitosa’ trata-se de um documento que reúne dados sobre a população masculina do município e os serviços em saúde ofertados via SUS.

“A elaboração deste documento é um marco para o município pois apresenta o perfil da população masculina e reúne todas as ações junto a este público. São dados que nos dão base para evoluir e garantir, cada vez mais, qualidade na assistência de prevenção e saúde do homem”, disse Maria Eduarda Possato, coordenadora da Área Técnica da Saúde do Homem.

Hoje, o município de Petrópolis tem 56% do público masculino de 20 a 59 anos (público alvo do Programa Saúde do Homem), cadastrado nas unidades da rede básica de saúde onde são desenvolvidas as ações de prevenção, consultas e demais cuidados de forma integral.

Guia do parceiro

Ainda no encontro, o município recebeu do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde a primeira cópia da segunda edição do Guia do Pré-Natal do Parceiro, material voltado aos profissionais de saúde que reúne orientações para estimular a participação do homem no acompanhamento do pré-natal de suas parceiras.

No encontro, o secretário de Saúde de Petrópolis, Marcus Curvelo, falou sobre a importância da atuação em conjunto entre município, estado e federação para o avanço do SUS. Em relação ao guia, ressaltou a necessidade da desmistificação da masculinidade em nossa sociedade no que se refere ao seu papel dentro da família. “Precisamos discutir o assunto e avançar como sociedade para o homem não se veja meramente como um ator na reprodução, mas que veja que tem um papel fundamental na responsabilidade da criação daquele ser humano”, ressaltou.